Sobre a DGNK

A DGNK é uma pequena empresa de consultoria especializada em prestar serviços sobre comunidades tradicionais. Sob a coordenação da antropóloga Deborah Goldemberg, atua uma rede de consultores especializados conectados em rede.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O que é a DGNK Social?


Em geral, os contratantes da DGNK são grandes empresas em processo de licenciamento governamental ou com projetos de responsabilidade social. No entanto, a DGNK acredita que seria importante que as próprias comunidades pudessem contratar nossos serviços no âmbito de processo de licenciamento, regularização fundiária ou outras situações que considere relevante.
         Por isso, a cada contrato, a DGNK propõe aos seus clientes que eles doem 5% do valor do contrato para um fundo chamado DGNK Social que permita a DGNK prestar serviços de consultoria gratuitos diretamente para as comunidades tradicionais.
Os consultores que atuam nos projetos se voluntariam com 5% de suas horas consultoria. Assim, temos horas de trabalho e recursos financeiros para atuar pelas comunidades. Acreditamos que isso, no longo prazo, possa tornar as relações entre empresas/governo e comunidades mais equilibradas.
Abaixo, serviços que prestamos e que podem ser relevantes para as comunidades:
- Identificação de impactos sociais e ambientais
- Planejamento participativo
- Elaboração de planos ou projetos (ou revisão de planos ou projetos)
- Diagnósticos socioeconômicos (censo, amostragem, etc.) ou diagnósticos participativos
- Estudos técnicos (nas áreas social ou ambiental)
- Monitoramento e avaliação (com indicadores)
- Capacitações em diversas áreas (áreas acima, empreendedorismo, etc.)